(21) 2522-0096

Síndico desde 1991 se aposenta e se dedica a ser síndico profissional.

O funcionário público aposentado César de Mello Lira de 58 anos sempre foi síndico de todos os locais em que residiu ou que teve imóvel desde 1991 e após sua aposentadoria em 2014, se dedicou a carreira de síndico profissional.

Desde 2000 ele é síndico de pelo menos dois condomínios nos quais ele tinha imóveis, até que após a sua aposentadoria graças ao seu excelente trabalho é convidado para ser síndico de um prédio vizinho e aí começa a se dedicar a função de síndico profissional e em 5 anos passou de dois condomínios para sete, e sempre sendo reeleito em todas as assembleias.

A estratégia inicial de César é: “Primeiro tenho que resolver as finanças para aí sim partir para realizar as melhorias necessárias, evitando assim cotas extras e gastos extras aos moradores. Dois pontos principais de equalizar o caixa do condomínio é combatendo a inadimplência e fazer cortes de gastos desnecessários acertando os horários de funcionários evitando horas extras por exemplo”.

César conta que uma administradora competente e uma gerente de condomínios experiente o ajuda imensamente: “No momento, trabalho com três administradoras diferentes, todas muito competentes, porém a administradora INDIK e a gerente Luciana se destacam pelos valores de suas tarifas e ótimo atendimento prestado e por isso mesmo dos meus sete condomínios administrados, quatro se encontram na INDIK”.

César diz que “Uma das grandes vantagens de se contar com um síndico profissional é que por conta dele administrar vários condomínios ele consegue melhores condições em contratos com os diferentes prestadores de serviços do condomínio”.

Segundo César: “Um bom síndico profissional precisa estar atento e planejar bem toda a parte de manutenção do condomínio e para isso precisa contar com uma ótima equipe de manutenção. Porém mesmo com todo o planejamento, ninguém está livre de emergências, e caso ocorra alguma sua equipe fará com que ela seja rapidamente sanada trazendo o mínimo de transtorno possível aos condôminos”.

Outro ponto importante que merece destaque é a habilidade do síndico de mediar conflitos: “Conflitos irão ocorrer, então é importante entender o que está acontecendo e sempre manter a calma e usar a experiência para resolver os problemas da melhor forma possível”, argumenta César.

César conclui que: “A contratação de uma administradora competente e um bom síndico profissional traz economia e tranquilidade aos condôminos”.

Fonte: Indik - 01/10/2019